Fifa divulga tabela de horários, e Copa do Mundo de 2014 terá jogos às 13h


Anderson Bosco/ESPN.com.br
Em visita aos canais ESPN, taça esteve protegida por um vidro blindado
Copa do Mundo do Brasil terá jogos às 13h
A Fifa divulgou a tabela da Copa do Mundo de 2014 com os horários dos jogos de todas as fases da competição. Além dos tradicionais horários com os quais o torcedor brasileiro está acostumado – como 16h, 17h, 18h, 19h e 21h-, a entidade anunciou que alguns duelos da primeira fase da competição serão disputados às 13h de Brasília. 

Incomum no Brasil, os jogos no início da tarde podem ser marcados por calor intenso, apesar da competição estar marcada para acontecer durante todo o mês de junho. Por exemplo: Brasília, que receberá o primeiro jogo do grupo E na Copa, tem temperatura média máxima de 32 graus em junho. 

Situação parecida poderá ser registrada em mais duas sedes do torneio. Em Belo Horizonte, a temperatura máxima média no mês de junho é de 30 graus – os quatro jogos da primeira fase que a cidade mineira receberá serão disputados às 13h. Brasília viverá situação semelhante: três de seus quatro jogos serão disputadas no início da tarde. Na capital federal, a temperatura média máxima em junho é de 32 graus. 

Cidades conhecidas pelo clima úmido e ‘abafado’, Manaus e Cuiabá só receberão jogos marcados das 15h para frente – ambas as capitais estão atualmente a seis horas de diferença para a Europa Central, enquanto todas as outras sedes estão a cinco horas de diferença. Esta é a primeira vez desde a Copa do Mundo do Mundo da FIFA Estados Unidos 1994 que os jogos serão disputados em fuso horários diferentes, com Cuiabá e Manaus estando a uma hora a menos em relação a Brasília.

A abertura do torneio, marcado para o dia 12 de junho, em São Paulo, será às 17h. Já a final da Copa, que ocorrerá no Maracanã no dia 13 de julho, será às 16h.

Data limite para convocações também é definida
Na mesma reunião, foi decidido que a data limite para a divulgação da lista oficial de jogadores será o dia 19 de maio de 2014, com um período de descanso obrigatório para os jogadores entre os dias 19 e 25 de maio, o que garante a eles (com exceção dos que disputarão a final da UEFA Champions League) uma semana de folga antes do início dos treinamentos com as seleções nacionais.

O sorteio final da Copa do Mundo da FIFA está confirmado para o dia 6 de dezembro de 2013 na Costa do Sauípe, na Bahia.

Veja os horários das partidas:
Partida de abertura: 17h
Partidas da fase de grupos: 13h – 16h – 19h – 21h
Oitavas de final e Quartas de final: 13h – 17h
Semifinais: 17h
Disputa de 3º lugar: 17h
Final: 16h